Mais de 183 milhões de logins e senhas foram expostos recentemente, incluindo contas de Gmail, Outlook e Yahoo. A descoberta foi feita por pesquisadores de segurança digital, que identificaram uma gigantesca base de dados compilada a partir de infostealers — malwares que roubam credenciais diretamente de dispositivos infectados.
++Cientistas revelam: seu corpo continua queimando calorias mesmo horas depois do treino
Especialistas alertam que essas senhas podem ser usadas por cibercriminosos para invadir contas e aplicar fraudes online. A divulgação do vazamento começou com o pesquisador Benjamin Brundage, da Sythient, e foi confirmada por Troy Hunt, criador da plataforma Have I Been Pwned, conhecida por verificar se e-mails foram comprometidos.
Os arquivos vazados somam impressionantes 3,5 terabytes, com informações coletadas em fóruns, redes sociais e na dark web. Apesar de apenas 16,4 milhões de registros serem inéditos, especialistas ressaltam que a prática de reutilizar senhas continua tornando usuários vulneráveis a ataques digitais.
++Você faz isso 800 vezes ao dia e não sabe: o gesto que revela seu nível de estresse
O Google reforçou que o problema não se restringe ao Gmail e que os incidentes resultam de “infostealers” e não de invasão direta aos sistemas da empresa. A recomendação é atualizar senhas regularmente e evitar usar a mesma em diferentes serviços, mantendo a segurança online em dia.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

