O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) associou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos ideais de anarquismo. Segundo o chefe do Executivo, as falas do líder republicano pediam uma “sociedade sem instituições”.
++ Donald Trump se pronuncia sobre o Papa Leão 14: “Não vejo a hora de conhecer”
Em entrevista à revista The New Yorker, o petista explicou sua percepção acerca do assunto. “Era quase o mesmo tipo de discurso que os anarquistas faziam na Itália e no Brasil no início do século, clamando por uma sociedade sem instituições, uma sociedade onde reina o império do capital”, declarou ele.
Lula fez a associação ao mencionar algumas declarações feitas por Trump dentro do Congresso norte-americano, mas não especificou em qual evento seria. “Aqueles republicanos [estavam] aplaudindo qualquer bobagem que ele dizia”, afirmou.
++ Saiba quando Virginia Fonseca prestará depoimento na ‘CPI das Bets’
Além disto, o presidente brasileiro entrou em defesa do multilateralismo (cooperação entre países), em referência ao tarifaço iniciado por Trump durante o seu segundo mandato. “A democracia com a qual aprendemos a conviver depois da 2ª Guerra Mundial, o funcionamento do multilateralismo como papel importante nas relações entre os Estados, o respeito à diversidade, à soberania de cada país, está agora desaparecendo […] O que virá depois, não sabemos”, disse.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.