A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, revelou nesta quarta feira (2), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encomendou um plano brasileiro de inteligência artificial, que visa que o país desenvolva uma linguagem própria mais avançada para a tecnologia.
++ Vovó ‘abençoa’ cadelinha da família em momento fofo de carinho
Durante discurso na posse de Lisandro Zambenedetti Granville como diretor-geral da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), instituição ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília, a ministra do governo explicou o motivo da solicitação feita pelo chefe do Executivo, ao qual definiu o objetivo como forma de evitar “vieses”.
“Temos de ter nossa linguagem própria para evitar o que a gente vê no mundo, os vieses. E para poder adequar a nossa cultura, o nosso jeito de ser. Não dá para a inteligência artificial dizer que quem desenvolveu o avião foram os irmãos Wright e não o Santos Dumont, que é um brasileiro”, afirmou a ministra. Segundo ela, o avanço da IA é um “tema central” no governo.
++ Mulher surpreende marido com revelação criativa da gravidez
O documento em questão estima investimentos de R$ 23,03 bilhões até 2028 em áreas como infraestrutura e educação relacionadas ao tema. “Apresentamos um plano que é ousado, mas ao mesmo tempo factível. Estamos partindo da nossa capacidade instalada para dar passos”, declarou Luciana Santos.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.