- É adiada a sessão do Congresso para análise dos vetos de Lula (Foto: Agência Brasil)
- Não é considerada uma derrota do governo, essa aprovação é uma resposta do Congresso para o tribunal, que na semana anterior, por nove votos contra dois, decidiu que o Marco Temporal é inconstitucional (Foto: Agência Brasil)
- Deputado federal associa população do Nordeste a ‘aves domésticas’ em discurso polêmico (Foto: Instagram) (Foto: Agência Brasil)
- No meio de negociações políticas com o Centrão e com problemas de apoio no Congresso, o presidente Lula, liberou emendas rapidamente indicadas por deputados e senadores, e até o dia 18 deste mês, já se foram R$ 20,6 bilhões, mais da metade do valor, foi liberado em julho (Foto: Agência Brasil)
- Nesta última terça-feira (05), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), autorizou a liberação de R$2,1 bilhões em emendas parlamentares, durante uma semana decisiva no Congresso Nacional (Foto: Agência Brasil)
- Na madrugada desta sexta-feira (07), o governo de Lula teve a aprovação expressiva da reforma tributária, emplacando uma das vitórias mais expressivas no Congresso Nacional neste primeiro semestre (Foto: Agência Brasil)
- Câmara aprova isenção do IR para até 2 salários mínimos..(Foto: Instagram)
- Câmara aprova projeto que reconhece estado de calamidade no RS. (Foto: Instagram)
- A isenção do IR para quem ganha até 2 salários mínimos tem um custo ao governo. (Foto: Instagram)
- Sobe para 13 número de mortes por leptospirose após cheias no RS. (Foto: Instagram)
O Congresso Nacional aprovou o decreto que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
++ Câmara aprova decreto que reconhece calamidade pública no RS
O governo federal dependia dessa aprovação para liberar verba para o estado. Agora o governo estadual e as prefeituras já podem começar a apresentar os projetos para os ministérios. Em entrevista a emissoras de rádio, o presidente Lula prometeu liberar a verba: “Não haverá falta de recursos para atender a necessidade do Rio Grande do Sul. Estamos naquela fase que o emergencial vai ser liberado a partir de hoje. Vários ministérios já têm autorização para começar a liberar os recursos iniciais para os primeiros socorros. A partir de hoje, os prefeitos e o governo estadual podem cadastrar pedidos para escolas, creches, unidades de saúde, hospitais, recuperação de equipamentos. É só cadastrar que vai começar a acontecer imediatamente para atendimento do povo”.
Lula também demonstrou preocupação com o impacto das chuvas na oferta de arroz, e o risco de alta nos preços. O Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 70% da produção de arroz do país.
À tarde, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que 1,6 milhão de toneladas do alimento não haviam sido colhidas antes das chuvas e, para manter o preço do produto estável, vai editar, nos próximos dias, uma medida provisória para permitir a importação de até 1 milhão de toneladas de arroz, principalmente de países do Mercosul.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.