23.7 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, abril 30, 2025
Mais

    Sindicato com ligação familiar a Lula lidera lista de descontos investigados pela PF

    Date:

    O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico — irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — foi a entidade que mais arrecadou via descontos em benefícios do INSS em 2023, segundo relatório da Polícia Federal. A entidade somou R$ 90,5 milhões em mensalidades no ano passado, número que representa um salto de 414% em relação a 2019. A PF investiga supostas irregularidades nesse tipo de cobrança, no âmbito da Operação Sem Desconto, que mirou 11 associações.

    ++Sabrina Sato revela fato nunca dito sobre quando conheceu Nicolas Prattes

    Apesar da ligação com a entidade, Frei Chico não é investigado. Em entrevista, ele afirmou confiar no trabalho da Polícia Federal e defendeu a lisura das atividades do sindicato. Segundo ele, o Sindnapi já passou por auditorias e se mantém firme em denunciar práticas ilegais no setor previdenciário. Aos 83 anos, o dirigente é filiado à entidade desde 2008 e assumiu a vice-presidência em 2023, após longa trajetória na militância sindical.

    O Sindnapi, por sua vez, declarou que o aumento expressivo nas arrecadações se deve ao crescimento no número de associados, especialmente durante a pandemia, e não à influência de Frei Chico. A entidade destacou ainda que o período com maior alta nos repasses coincidiu com o governo de Jair Bolsonaro, quando, segundo o sindicato, foram feitas denúncias sobre problemas no INSS.

    ++Polêmica: CBF afirma que cores da Seleção Brasileira serão mantidas nos novos uniformes

    Em nota conjunta, seis centrais sindicais manifestaram apoio a Frei Chico, repudiando o que classificam como uso político das investigações. Para os sindicatos, há uma tentativa de transformar o caso em ferramenta de ataque ao sindicalismo e ao atual governo. Eles afirmaram apoiar as investigações da PF e exigiram a devolução de valores eventualmente descontados de forma irregular, mas pediram que o foco das apurações não seja desviado por motivações eleitorais.

    Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

    Mais Recentes