Os partidos políticos do Brasil fecharam 2025 com menos filiados do que haviam registrado no começo do ano. Ao todo, cerca de 16,1 milhões de eleitores mantinham vínculo com alguma das 30 legendas em funcionamento, mas o saldo anual foi negativo, com redução de aproximadamente 203 mil registros.
++ O mistério do “U” com a língua: o que a ciência descobriu sobre esse poder oculto do cérebro
Entre os grandes partidos, o PT foi o que apresentou o melhor desempenho, com 1,67 milhão de filiados. A legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi consolidada como a segunda maior do país e ampliou sua base em 24,6 mil novos inscritos até dezembro.
Aém do Missão, partido recém-criado e associado ao MBL, que obteve registro em novembro e reuniu 127 filiados, somente quatro siglas conseguiram encerrar o período com mais membros do que tinham no início de 2025.
++ Ciência avança: tecnologia elétrica invade cérebro e promete turbinar memória e saúde mental
O cenário oposto foi registrado pelo MDB, que segue como o partido com o maior número absoluto de filiados no Brasil, somando 2,03 milhões. Ainda assim, a legenda teve a maior retração do ano, com a saída líquida de cerca de 36 mil filiados.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

