No Brasil, se você tiver terminado a faculdade, pode esperar ganhar ~148% a mais do que alguém que parou no ensino médio — ou seja, assalariados com graduação recebem quase o triplo em comparação aos que não completaram o médio. Esses dados chocantes aparecem no relatório Education at a Glance, da OCDE.
++Corrida de boteco “premia” corredores com chopp e drinks
Além da disparidade salarial gigantesca, o estudo aponta que a formação superior também melhora bastante as chances de emprego. Entre pessoas de 25 a 34 anos que não têm o ensino médio, ~10% estão desempregadas; para quem apenas concluiu essa etapa, esse índice cai para ~8%. Quem já tem graduação motiva esse número para ~5%.
Comparado ao Brasil, outros países da OCDE têm diferença de rendimento muito menor entre quem fez só o ensino médio e quem tem ensino superior: lá, o “prêmio” por estudar mais é de cerca de 54%. Ou seja: a valorização do diploma no Brasil é desproporcional — para o bem e para o mal.
++Brasil encontra oceano subterrâneo que pode abastecer o mundo por 250 anos!
Porém, não é só comemoração: especialistas alertam para sinais de crise na educação brasileira. O desânimo crescente entre jovens com relação à escola se mistura ao aumento do absenteísmo crônico (faltar bastante às aulas). E ainda há pressão financeira que leva adolescentes a trabalharem em vez de focarem nos estudos — reforçando o ciclo da desigualdade.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS