Crie seu negócio online com o poder da inteligência artificial e comece a lucrar hoje com a Jornada V1

Morre Luis Fernando Verissimo aos 88 anos em Porto Alegre

Date:

Era filho do renomado escritor Érico Veríssimo e de Mafalda Halfen Volpe. (Foto: Divulgação)
Era filho do renomado escritor Érico Veríssimo e de Mafalda Halfen Volpe. (Foto: Divulgação)

O escritor e cronista Luis Fernando Verissimo faleceu neste sábado (30/8), aos 88 anos, em Porto Alegre (RS). Ele estava internado desde o dia 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento para tratar uma pneumonia, mas seu estado de saúde se agravou e ele não resistiu.

Além da pneumonia, Verissimo enfrentava outras complicações de saúde. Desde 2016, usava um marca-passo; em 2020, foi diagnosticado com câncer ósseo; em 2021, sofreu um AVC, o que o levou a interromper sua produção literária. Também convivia com a doença de Parkinson e apresentava dificuldades motoras e de fala.

De acordo com a Folha de S. Paulo, sua rotina era marcada por sessões de fisioterapia três vezes por semana, leitura do jornal Zero Hora pela manhã e audições de jazz — seu gênero musical preferido. Ele também acompanhava partidas de futebol, com atenção especial ao Internacional e aos campeonatos europeus.

Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre em 26 de setembro de 1936. Era filho do renomado escritor Érico Veríssimo e de Mafalda Halfen Volpe. Passou parte da infância e juventude nos Estados Unidos, onde completou seus estudos. No Rio de Janeiro, conheceu Lúcia Helena Massa, com quem se casou e teve três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.

Retornou à capital gaúcha em 1956 e começou a trabalhar na Editora Globo. Na década de 1960, integrou o grupo musical Renato e seu Sexteto e, posteriormente, atuou como revisor no jornal Zero Hora, onde passou a escrever uma coluna diária a partir de 1969. Em 1970, passou a colaborar com a Folha da Manhã e, no ano seguinte, criou o semanário O Pato Macho, conhecido pelo humor e ironia característicos do autor.

A estreia literária ocorreu em 1973 com o livro O Popular, mas o sucesso veio em 1981 com O Analista de Bagé. Ao longo da carreira, publicou mais de 70 títulos e vendeu cerca de 5,6 milhões de exemplares. Escreveu para veículos como Veja, Playboy, O Globo, Estadão e participou de programas da TV Globo. Também foi saxofonista do grupo Jazz 6 e colaborou com a dupla Kleiton & Kledir.

Entre suas obras mais conhecidas estão Comédias da Vida Privada, O Clube dos Anjos, Ed Mort: Todas as Histórias, A Velhinha de Taubaté e As Mentiras que os Homens Contam, sempre marcadas por humor, crítica e ironia.

Share post:

Jornada V1

spot_imgspot_img

Popular

Notícias
Relacionadas

Poliana Rocha revela que Leonardo foi internado às pressas: “Será que é ressaca?”

Poliana Rocha usou as redes sociais nesta segunda-feira (8),...

Marido de Viviane Araújo fica desconfortável com parceria da atriz com Belo, diz colunista

Viviane Araújo está prestes a realizar o seu retorno...

Hytalo Santos escreve carta da prisão e nega crimes: “Nunca existiu tráfico”

Hytalo Santos escreveu uma carta aberta de dentro do...

Antonio Fagundes não chega a acordo com a Globo e fica fora de próxima novela

Antonio Fagundes, que estava cotado para integrar o elenco...