O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu em torno da abertura de uma investigação comercial por parte dos Estados Unidos, que busca, entre outros pontos, o sistema de pagamentos instantâneos Pix no Brasil.
++ Pai se emociona ao ver filha pronta para o altar pela primeira vez
Em uma publicação feita nas redes sociais, nesta quarta-feira (16), o perfil do governo federal ironizou a iniciativa norte-americana com a frase: “O Pix é nosso, my friend”.
O foco principal da provocação brasileira foi o Pix, sistema desenvolvido pelo Banco Central (BC), descrito na peça institucional como “seguro, sigiloso e sem taxas”. Na publicação, o governo destacou que o Pix é “do Brasil e dos brasileiros” e afirmou que o sucesso da ferramenta estaria “causando um ciúme danado lá fora”. Atualmente, o sistema já soma mais de 175 milhões de usuários, e se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado no país.
++ Aos 98 anos, idoso realiza sonho de conhecer as Cataratas do Iguaçu
A investigação americana busca, no entanto, analisar questões relacionadas ao bloqueio de redes sociais estrangeiras, à proteção de propriedade intelectual, com menção à comercialização de produtos piratas e às barreiras tarifárias em setores como etanol. Além disto, também foram incluídos no inquérito, temas como o desmatamento ilegal e políticas anticorrupção.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.