O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou que o ataque dos Estados Unidos à Venezuela que culminou na captura e detenção de Nicolás Maduro representa o encerramento de “um ciclo ruim” na história do país.
Além disto, o político afirmou que a reação do Brasil à operação norte-americana evidencia falta de liderança regional e isolamento diplomático. Para ele, o país poderia ter exercido papel central na condução de uma transição democrática.
“O Brasil, que é a maior economia e que responde pelo maior território da América do Sul, poderia ter ajudado a Venezuela a construir um processo de transição para uma democracia, mas o Brasil nunca fez isso”, disse Tarcísio.
Para ele, a operação liderada pelo governo de Donald Trump se deu “pela omissão dos países que não lideraram o processo”. Tarcísio também lamentou a postura contrária de Brasil e Colômbia, ao dizer que, “de maneira geral, a América do Sul está sintonizada nessa necessidade do fim da ditadura na Venezuela”.
++ Sua garrafa de água pode esconder mais bactérias do que você imagina
Ao tratar do impacto político para o Brasil, disse que o país “se mostrou, nesse processo todo, irrelevante”. Segundo ele, um país com o peso regional brasileiro poderia ter conduzido uma saída “menos abrupta, negociada”.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS

