Você sabia que ingerir menos de 1,5 litro de líquido por dia pode deixar seu corpo em alerta vermelho? Pesquisadores da Universidade John Moores, na Inglaterra, descobriram que adultos saudáveis com baixa ingestão diária de líquidos apresentam uma reação de cortisol — o hormônio do estresse — mais de 50% maior quando submetidos a situações de pressão, como falar em público ou resolver contas mentais.
++Gatos tomam o lugar dos cães e viram os novos reis dos lares brasileiros
No estudo, participantes foram divididos entre quem bebe abaixo desse limite e quem alcança as recomendações diárias — cerca de 2 litros para mulheres e 2,5 litros para homens. Mesmo sem relatar mais sede, o grupo que bebe pouco teve urina mais escura e concentrada, sinais claros de má hidratação.
Durante o teste que simulou estresse social, ambos os grupos sentiram ansiedade e aumento dos batimentos cardíacos, mas apenas quem bebe pouco teve aumento significativo no cortisol salivar. Isso mostra que a falta de água não só agrava a resposta hormonal ao estresse, como pode intensificar riscos ligados a doenças cardíacas, depressão e diabetes.
Especialistas alertam: manter uma garrafa de água por perto pode parecer trivial, mas pode fazer diferença. A recomendação é criar o hábito de beber água de forma regular, principalmente em dias de alta demanda mental e física, para que o corpo lide melhor com desafios.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS