
A Nasa está desenvolvendo o X-59, uma aeronave supersônica projetada para reduzir significativamente o tempo de viagem entre Nova York e Londres, diminuindo a duração do voo para cerca de três horas e 44 minutos — menos da metade do tempo atual, que varia entre sete e oito horas. O jato, parte da missão Quest, tem como objetivo principal atenuar o impacto sonoro de voos supersônicos, transformando o tradicional estrondo em um som mais suave, semelhante a um baque.
Com 30,4 metros de comprimento e envergadura de 9 metros, o X-59 passou por 200 dias de ajustes em seus sistemas e está prestes a realizar seu primeiro voo experimental. A expectativa é que, após os testes, a aeronave atinja velocidades superiores à do som.
Em 10 de julho, os pilotos da Nasa iniciaram testes de movimentação em solo utilizando a própria força da aeronave para se deslocar dentro do aeroporto. Esses testes foram acompanhados por engenheiros e equipes de voo, que avaliaram componentes essenciais como direção e sistema de frenagem.
Nas próximas etapas, o X-59 aumentará gradualmente sua velocidade, exigindo decolagens antecipadas em relação ao ponto tradicional. Os dados acústicos gerados serão compartilhados com autoridades reguladoras dos Estados Unidos e de outros países, com o intuito de ajudar na definição de novos parâmetros aceitáveis de ruído para aeronaves.
O voo inaugural será realizado a uma velocidade moderada, de aproximadamente 385 km/h, e a fase seguinte da campanha de testes será dedicada à verificação da segurança e da capacidade de voo do modelo. Segundo Shedrick Bessent, engenheiro responsável pela instrumentação do projeto, o sistema já acumulou mais de 20 mil parâmetros de dados em 60 canais diferentes, ao longo de 237 dias de operação, gerando mais de 8 mil arquivos.
A aeronave conta com baterias responsáveis por alimentar os sistemas hidráulico e elétrico, além de um sistema térmico que aciona a bomba elétrica. Em caso de emergência, o motor pode ser reiniciado com o uso de hidrazina.