A NASA vai lançar uma missão ambiciosa no dia 23 de setembro para reforçar nossa blindagem contra tempestades solares que podem causar apagões, interferir em satélites e derrubar comunicações. A ideia é usar foguetes da SpaceX para enviar sondas que ficarão em uma posição estratégica entre a Terra e o Sol, onde poderão monitorar o clima espacial de forma contínua.
++O segredo escondido no fio branco da tangerina que ninguém te contou
Os instrumentos principais incluem a Sonda de Mapeamento e Aceleração Interestelar (IMAP), que vai mapear os limites da heliosfera — a bolha magnética que envolve o Sistema Solar — e medir o vento solar e partículas do espaço interestelar. Também participarão da missão o Observatório Carruthers Geocorona e a espaçonave Space Weather Follow-On, da NOAA, ampliando a capacidade de monitoramento.
Com esses equipamentos, a NASA espera emitir alertas com 30 minutos a uma hora de antecedência sempre que uma tempestade solar perigosa se aproximar da Terra. Esses avisos são cruciais para proteger satélites, redes elétricas e sistemas de comunicação — algo essencial em períodos de alta atividade solar.
++Pesquisa revela: tutores de cães sofrem para aproveitar férias longe dos pets
Além de proteger contra tempestades geomagnéticas, os dados coletados vão ajudar a entender melhor como o hidrogênio escapa da atmosfera e podem apoiar a busca por exoplanetas habitáveis. A missão é vista como um passo importante para garantir a segurança de tecnologias e preparar futuras viagens espaciais.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS