A atriz Luana Piovani, que está de férias em Fernando de Noronha acompanhada dos filhos, usou as redes sociais para denunciar a crise de abastecimento de água na ilha. Em relatos feitos nos stories do Instagram na última quinta-feira (4/9), ela descreveu um cenário caótico, afirmando que não há água potável disponível para compra nos mercados locais.
Segundo Luana, a escassez é tão severa que ela não conseguiu adquirir galões de água, e as poucas garrafas disponíveis de 1,5 litro estão sendo vendidas por valores entre R$ 13 e R$ 15. “Como você sobrevive com três crianças? Quantas garrafas dessas vai comprar por dia?”, questionou a atriz, visivelmente indignada.
Ela também criticou a gestão da distribuição de água na ilha, relatando que 1.500 litros haviam chegado recentemente ao porto, mas desapareceram sem que os moradores fossem informados. “Você imagina como é ser morador aqui, pagar o preço caríssimo pra tudo”, desabafou.
Além da falta de água, Luana destacou outros problemas enfrentados pelos residentes da ilha. Ela contou que seus filhos ouviram de colegas que as aulas poderiam ser suspensas por causa da ausência de ar-condicionado nas salas. O único técnico da ilha estaria priorizando o conserto dos aparelhos de pousadas, que pagam mais pelo serviço do que o governo.
A atriz finalizou seu desabafo criticando o crescimento desordenado de Noronha, que, segundo ela, não está acompanhando o desenvolvimento da infraestrutura necessária para atender tanto turistas quanto moradores. “A população está vivendo complicações”, concluiu.