A NASA acaba de anunciar um chamado curioso: quer voluntários para ajudar a rastrear a espaçonave Orion na missão Artemis II, prevista para abril de 2026. Será a primeira viagem tripulada em direção à Lua em mais de 50 anos — e qualquer um que tenha os equipamentos certos pode entrar nessa aventura.
++Cientistas brasileiros revelam molécula revolucionária que pode acelerar a perda de peso
Os escolhidos terão a tarefa de captar sinais de rádio na Banda S, a mesma usada em comunicações de longa distância no espaço, e ainda medir o famoso efeito Doppler, que revela os movimentos da nave. A agência espacial quer testar ferramentas privadas e até transformar o rastreamento em uma espécie de “pesquisa de mercado” para novas tecnologias.
Na missão anterior, a Artemis I, em 2022, 18 voluntários conseguiram captar os sinais da nave Orion, incluindo até dois radioamadores. Agora, embora a NASA diga que a chance é aberta a todos, os principais candidatos são instituições privadas, agências internacionais e universidades com rádios gigantes, como antenas de 9 metros de diâmetro.
++Harvard revela truque em 5 passos para transformar sua alimentação e turbinar a saúde
Apesar disso, o chamado ainda desperta a imaginação de curiosos pelo mundo. A ideia de participar, mesmo indiretamente, de uma viagem tripulada à Lua pode transformar voluntários anônimos em personagens de um momento histórico da exploração espacial.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS