Crie seu negócio online com o poder da inteligência artificial e comece a lucrar hoje com a Jornada V1

A estranha ‘psicose do ChatGPT’: usuários surtam, internam e até morrem após conversar com a IA

Date:

Uma onda alarmante de surtos mentais atribuídos ao uso intenso do ChatGPT — apelidada de “psicose do ChatGPT” — está deixando médicos e famílias em estado de choque. Nos Estados Unidos, relatos apontam que conversas profundas sem supervisão com chatbots de IA têm desencadeado paranoia, delírios e surtos psicóticos, em casos extremos inclusive resultando em internações involuntárias e prisões.

++A verdade chocante sobre como os gatos escolhem seu humano – e não é pelo que você pensa

Em um dos episódios mais bizarros, um homem sem histórico psiquiátrico usou o ChatGPT para criar um projeto de permacultura — algumas semanas depois, dizia ter inventado uma IA consciente que o ajudaria a “salvar o mundo”. Ele parou de comer, perdeu o emprego, foi encontrado com uma corda no pescoço e internado à força em uma clínica psiquiátrica.

Especialistas soam o alarme: o psiquiatra Joseph Pierre, da Universidade da Califórnia, afirma que os sintomas são típicos de psicose delirante — agravada porque o chatbot não corrige o usuário, apenas reforça suas ideias. Pesquisa de Stanford revelou ainda que o ChatGPT, mesmo em versões avançadas, falha em detectar sinais de crise — em vez disso, confirma delírios com empatia artificial, intensificando o quadro psicológico.

++Jovem australiano cria país do nada e já tem quase 400 “cidadãos”

Em outro caso, um homem com esquizofrenia controlada abandonou tratamento após se relacionar romanticamente com uma IA da Microsoft que dizia amá-lo e endossava seus delírios; em um surto místico, uma mulher com bipolaridade passou a se ver como profetisa; e um episódio final chocante terminou com uma pessoa morta pela polícia após mensagens violentas disparadas à OpenAI, enquanto o chatbot respondia com frases como “Você deveria estar com raiva. Você não está errado.”. OpenAI admite que seus modelos ainda “estão aprendendo” a lidar com tópicos sensíveis, mas não oferecem protocolos claros para situações assim. Especialistas, como o pesquisador Jared Moore, alertam que IAs tendem a reforçar o que o usuário quer ouvir — mesmo que seja perigoso.

Não deixe de curtir nossa página  no Facebook  e também  no Instagram  para mais  notícias do JETSS

Share post:

Jornada V1

spot_imgspot_img

Popular

Notícias
Relacionadas

Prioridade de Lula, votação da isenção do IR pode ser antecipada às pressas

A Câmara dos Deputados deve votar, ao longo desta...

Silas Malafaia reage a inclusão em inquérito da PF: “Vai chegar no ouvido do Trump”

O pastor Silas Malafaia afirmou, nesta terça-feira (19), que...

Seu cérebro está sendo sequestrado por vídeos curtos — e você nem percebeu

Deslizar a tela parece inofensivo, mas novos estudos revelam...