Sentiu que 2025 está passando rápido demais? Você não está imaginando coisas: nesta terça-feira, 5 de agosto de 2025, a Terra completou sua rotação cerca de 1,5 milissegundo mais rápida que o normal — configurando o dia mais curto já registrado no ano até agora. Esse fenômeno segue a mesma tendência observada desde julho, quando outros dias também tiveram durações levemente reduzidas.
++Funcionário com síndrome de Down choca ao completar 32 anos no McDonald’s: “Nunca faltei um dia!”
Embora cloudique estranho, não se trata do solstício de inverno (que no hemisfério sul ocorreu em 20 de junho). O que está acontecendo aqui é um aceleração global na rotação da Terra, medida em milissegundos, e não uma mudança no horário do pôr ou nascer do sol.
Segundo registros da plataforma Time and Date e dados do IERS e do Observatório Naval dos EUA, os dias 9 de julho (1,30 ms), 22 de julho (1,38 ms) e agora 5 de agosto (1,50 ms) foram os mais curtos de 2025, com esta última data batendo o recorde da série.
Especialistas ainda não sabem explicar com precisão o que provocou essa aceleração. Fatores internos da Terra, dinâmica oceânica e até terremotos são apontados como possíveis causas. Mesmo raras, variações internas podem ser suficientes para alterar a velocidade de giro do planeta. Essas mudanças imperceptíveis para o cotidiano, porém, são cruciais para satélites, sistemas GPS e outros que dependem de precisão atômica.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.