Em 2 de novembro de 2000, a humanidade viveu um marco histórico e silencioso: foi a última vez que todos os seres humanos estavam juntos no planeta Terra. No dia seguinte, o cosmonauta russo Yuri Gidzenko, o americano William Shepherd e o também russo Sergei Krikalev embarcaram rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), onde dariam início a uma presença humana contínua no espaço que já dura mais de duas décadas. Desde então, sempre houve ao menos uma pessoa fora da Terra.
++Mistério de 5 mil anos em Stonehenge pode ter sido finalmente desvendado!
A missão, chamada Expedição 1, foi pioneira em estabelecer um “posto avançado” da humanidade fora do planeta. A bordo da ISS, os três astronautas iniciaram uma nova era de convivência espacial, que hoje já soma mais de 270 indivíduos de diferentes nacionalidades vivendo temporariamente fora da Terra. Desde então, nunca mais estivemos todos aqui ao mesmo tempo — um dado tão curioso quanto impressionante.
++Padre transforma missa em feira de adoção e emociona fiéis: “Eles também são filhos de Deus”
Hoje, mais de 24 anos depois, essa continuidade reforça o avanço da exploração espacial e o início de uma nova etapa da história humana: somos uma espécie que habita, mesmo que de forma limitada, além do nosso planeta natal. E enquanto você lê esta notícia, pode haver alguém orbitando a Terra a 400 km de altura, dando voltas completas no planeta a cada 90 minutos.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.