A Terra está passando por uma verdadeira “correria cósmica”. Nesta terça-feira, 22 de julho de 2025, o planeta deve registrar o dia mais curto do ano até agora. Isso acontece porque a rotação da Terra está ficando ligeiramente mais veloz, reduzindo frações de segundo do tempo que o planeta leva para dar uma volta completa em seu eixo.
++Cachorro é “demitido” da polícia por ser bonzinho demais e vira celebridade na internet
Segundo especialistas, essa aceleração na rotação não é constante nem previsível, mas está sendo observada com mais frequência nos últimos anos. A explicação ainda não é definitiva, mas fatores como o derretimento das calotas polares, mudanças nos ventos e até terremotos podem estar influenciando a dinâmica da Terra.
O recorde anterior de dia mais curto foi registrado em 2022, e agora os cientistas alertam para a possibilidade de uma tendência se repetindo. Apesar de imperceptível para o nosso dia a dia, essas alterações mínimas podem afetar sistemas de satélite e tecnologia de precisão, como os GPS.
++Este alimento nunca estraga e ainda pode curar feridas: o segredo milenar que a ciência comprova!
Por enquanto, não há motivos para alarde, mas o fenômeno vem intrigando astrônomos e levantando novas discussões sobre o comportamento do planeta. Uma coisa é certa: o tempo está literalmente voando — e não é só impressão sua!
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.