Você sabia que existe um alimento 100% natural que nunca vence e ainda tem propriedades medicinais surpreendentes? Estamos falando do mel! Usado há milhares de anos por diferentes civilizações, ele é um verdadeiro tesouro da natureza: não apenas conserva suas características por tempo indefinido, como também ajuda na cicatrização de feridas e combate bactérias.
O segredo da “imortalidade” do mel está na sua composição única: baixa umidade, acidez elevada e presença de peróxido de hidrogênio. Esses fatores criam um ambiente hostil para micro-organismos, impedindo que ele estrague mesmo após anos de armazenamento. Inclusive, potes de mel encontrados em tumbas egípcias ainda estavam próprios para consumo!
Além de durar para sempre, o mel também tem sido estudado por suas propriedades terapêuticas. Ele pode ser usado em feridas, queimaduras e cortes, acelerando a cicatrização e protegendo contra infecções. Algumas pesquisas ainda indicam seu potencial contra bactérias resistentes a antibióticos, o que chama a atenção da medicina moderna.
++Coalas estão largando o acasalamento para voltar a dormir: solidão afeta reprodução da espécie
Versátil e poderoso, o mel pode ser consumido puro, com frutas, em bebidas ou usado topicamente. É um daqueles ingredientes que parecem simples, mas escondem um poder ancestral — e agora comprovado pela ciência — que vai muito além da doçura.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.