Início Notícias Tecnologia Justiça do Estado de São Paulo determina que Meta deve utilizar outro...

Justiça do Estado de São Paulo determina que Meta deve utilizar outro nome no Brasil

Na manhã de 28 de outubro de 2021, Mark Zuckerberg surpreendeu ao anunciar a mudança de nome da empresa por trás do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads para “Meta”. Ele afirmou que essa mudança simbolizava o compromisso da Big Tech com o “metaverso” e o desenvolvimento de tecnologias imersivas e espaciais.

++A Câmara dos EUA aprova projeto que pode banir o TikTok

Recentemente, a mudança de nome voltou à discussão pública no Brasil devido a uma marca já registrada. A empresa brasileira “Meta”, que também atua no setor de tecnologia, havia solicitado o registro do nome em 1996 e teve o pedido autorizado em 2008 pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Após a reclamação da Meta Serviços em Informática, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a gigante das redes sociais deixasse de usar a marca no Brasil. O prazo dado para a mudança é de um mês, com uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

++Apresentador Britânico morre e deixa 800 mil para seus cachorros

Segundo especialistas da área voltada a propriedade intelectual, é sempre importante ter em mente que o uso de uma marca não deve violar o direito anterior de um terceiro. Empresas globais precisam estar cientes de onde a marca pode ou não ser usada. Embora Zuckerberg tenha afirmado que o rebranding foi motivado por um novo momento da empresa, há outras interpretações, como a tentativa de se distanciar de polêmicas anteriores.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.