Início Entretenimento Vestido egípcio de 5 mil anos choca pesquisadores com estilo digno de...

Vestido egípcio de 5 mil anos choca pesquisadores com estilo digno de passarela

Vestido Tarkhan: linho egípcio milenar com pregas e decote em V impressiona pela sofisticação. (Créditos: Reprodução)
Vestido Tarkhan: linho egípcio milenar com pregas e decote em V impressiona pela sofisticação. (Créditos: Reprodução)

Um vestido de linho com pregas e decote em V, datado de mais de 5 mil anos, foi confirmado como a peça de roupa feminina mais antiga já descoberta. Encontrado em uma tumba egípcia, o chamado “vestido Tarkhan” impressiona pela qualidade de sua confecção e sugere que a moda já era um elemento valorizado na antiga sociedade egípcia.

++Marçal lança condomínio de luxo em cidade histórica

Diferente de outros trajes primitivos, que costumavam ser enrolados no corpo, o vestido apresenta design elaborado, com mangas costuradas e detalhes refinados que lembram peças da alta-costura moderna. A complexidade da roupa indica que foi criada por profissionais especializados, algo possível apenas em sociedades hierarquizadas e prósperas, como o Egito sob governo unificado há cinco milênios.

As marcas de uso nos cotovelos e axilas mostram que a vestimenta foi realmente usada por alguém, afastando a hipótese de se tratar de um objeto meramente cerimonial. Descoberto entre tecidos esquecidos no início do século 20, o vestido só foi reconhecido em 1977 por conservadores do Museu Petrie de Arqueologia Egípcia, em Londres, onde está atualmente preservado.

++Bia Miranda atualiza estado de saúde de Maysha

Estudos recentes publicados na revista Antiquity confirmaram a idade da peça com testes de radiocarbono. Especialistas apontam que apenas tecidos de alta qualidade poderiam dar origem a algo tão durável. Para arqueólogos, o vestido reforça a visão de que moda, status social e práticas funerárias estavam profundamente entrelaçados no mundo egípcio antigo.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

Sair da versão mobile