Início Entretenimento Kosmos 482: espaçonave soviética pode cair na Terra e Amapá está entre...

Kosmos 482: espaçonave soviética pode cair na Terra e Amapá está entre os possíveis alvos

Kosmos 482, lançada em 1972 pela União Soviética, pode reentrar na atmosfera e cair entre a noite de sexta e a manhã de sábado. (Créditos: Reprodução)
Kosmos 482, lançada em 1972 pela União Soviética, pode reentrar na atmosfera e cair entre a noite de sexta e a manhã de sábado. (Créditos: Reprodução)

Uma antiga espaçonave soviética de meia tonelada pode reentrar na atmosfera terrestre nas próximas horas e cair em algum ponto entre as latitudes 52° norte e sul — faixa que inclui o Brasil. O objeto é o módulo Kosmos 482, lançado em 1972 com destino a Vênus, mas que nunca completou sua missão por falhas nos motores. Desde então, ele orbita a Terra e vem perdendo altitude gradualmente.

++Filho de Liam Payne herda fortuna de mais de R$ 180 milhões

Recentemente, vídeos nas redes sociais apontaram o estado do Amapá como possível local de queda, gerando grande especulação. Embora o local exato do impacto seja impossível de prever com antecedência, há uma janela estimada de reentrada que pode ocorrer por volta das 3h26 da manhã deste sábado (10), com margem de até 4,5 horas para mais ou para menos, segundo a Agência Espacial Europeia.

Diversas agências e especialistas internacionais acompanham de perto a movimentação do Kosmos 482. Entre eles, o astrônomo holandês Marco Langbroek prevê a reentrada por volta das 4h34, com variação de até 10,5 horas, enquanto o francês Joseph Remis calcula o impacto às 6h02, com margem de ±8 horas. A discrepância nas estimativas é comum nesse tipo de evento, principalmente devido à influência da atividade solar e da densidade atmosférica.

++3º pedido de impeachment de Lula é protocolado na Câmara

Segundo o astrônomo brasileiro Marcelo Zurita, à medida que a hora da reentrada se aproxima, as projeções se tornam mais precisas. Ele explica que, nas três a cinco horas que antecedem a queda, os erros nas previsões diminuem para apenas alguns minutos — o que reforça a vigilância global sobre esse inusitado retorno de um artefato espacial lançado há mais de 50 anos.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

Sair da versão mobile